Acre mostrou harmonia institucional e responsabilidade política aos visitantes Lula e Alan García

Governador Binho Marques ressaltou a integração de todos os poderes executivo, legislativo e judiciário em uma agenda positiva em prol do desenvolvimento do Acre

lula_no_acre__1.jpg
lula_no_acre__4.jpg
lula_no_acre__5.jpg

Um dos aspectos que mais chamou a atenção dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Alan Garcia, do Peru, durante a agenda de compromissos bilaterais que cumpriram no Acre na última terça-feira, foi o clima de harmonia institucional e responsabilidade política que presenciaram. Tanto no Fórum Empresarial que aconteceu no Teatro Plácido de Castro, quanto no encontro dos dois presidentes, que começou no Palácio Rio Branco e terminou com um almoço às 4 da tarde no Espaço A, ou no ato de inauguração do novo terminal do Aeroporto de Cruzeiro do Sul e assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte sobre o rio Juruá, a presença dos poderes constituídos foi de grande representatividade.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães, fez bela mobilização entre os parlamentares, que participaram em peso de todos os eventos em Rio Branco e depois seguiram juntos para o evento de Cruzeiro do Sul. O governador Binho Marques reconheceu o esforço da classe política em seu discurso, ressaltanto ao presidente Lula que, além do senador Tião Viana e dos deputados federais presentes, o ato de Cruzeiro do Sul contava com pelo menos 18 dos 24 deputados. Binho ressaltou o envolvimento de membros de todos os dos poderes legislativo, executivo e judiciário, inclusive políticos da oposição, em uma agenda positiva em prol do desenvolvimento do Acre. "O presidente Lula pôde ver que aqui no Acre, base de apoio e oposição se juntam em defesa da BR 364 que é um grande sonho de integração do Estado".

Assim como na capital, as atividades dos chefes de Estado foi acompanhada pelo prefeito Raimundo Angelim, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, também se fez presente à inauguração do Aeroporto.

A mobilização dos empresários para o Fórum e para os outros eventos da agenda dos presidentes no Acre também foi de grande impacto. Não há dúvida de que as medidas anunciadas pelo presidente Lula e a disposição do presidente Alan Garcia em estreitar os laços entre os estados e departamentos fronteiriços do Brasil e do Peru representam motivações a mais para novos investimentos que vão contribuir para a geração de empregos e melhoria da qualidade de vida das populações das regionais. O envolvimento do presidente Alan Garcia com a agenda do Acre foi de tal monta que ele fez questão de comprometer o presidente Lula no sentido de forçar seus ministros a realizarem mais agendas de trabalho nas áreas de políticas sociais e tecnologia de inclusão digital aqui no Estado do Acre.

 O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Ranzi, foi outra presença marcante em toda agenda dos presidentes Lula e Alan Garcia no Acre. Apear de sua agenda atribulada, Pedro Ranzi também se deslocou até Cruzeiro do Sul, onde participou ativamente dos atos de inauguração do Aeroporto e da ordem de serviço para a construção da ponte. Pedro Ranzi foi mais um dos que ficaram encantados com a beleza do novo terminal aeroportuário, e na volta a Rio Branco em companhia do governador Binho Marques e sua esposa Simony, do ex-governador Jorge Viana e do secretário de comunicação Aníbal Diniz, revelou o quanto se sentia feliz e orgulhoso por vivenciar momento histórico tão importante, quanto o da agenda bilateral cumprida pelos presidentes Lula e Alan Garcia no Acre.

 "O equilíbrio e a harmonia entre as instituições é fundamental para que o desenvolvimento sustentável aconteça", afirmou o ex-governador Jorge Viana, presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre. O governador Binho Marques finalizou a agenda dos presidentes com a sensação de uma grande vitória. "Me sinto completamente realizado e feliz, porque sei que o Acre foi quem saiu bem na foto e que os presidentes Lula e Alan García levaram uma boa impressão do trabalho sério que estamos realizando", afirmou Binho. Marques voltou a agradecer o apoio dos parlamentares, dos representantes dos poderes constituídos, dos empresários, e principalmente da população, que tem estado sempre ao lado e solidária em todos os passos que temos conseguido dar até aqui.

{xtypo_feed}Galeria de imagens{/xtypo_feed}

{gallery}galeria_governador_3004{/gallery}

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter