Intercâmbio

Acre firma parceria para a realização de Encontro Amazônico

O Governo do Estado, através da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), realiza parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e com a empresa chilena Malen – Ko Produções Culturais, para a realização do 2º Encontro Amazônico Atacamenho, que será realizado entre os dias 2 a 6 de setembro, em Rio Branco. O encontro visa estabelecer um programa de integração sociocultural Atacamenho/Amazônica.

Na região descrita como puna de Atacama, localizada no extremo sul do altiplano andino, ao norte do atual território do Chile, existe uma grande plataforma situada com altura entre 2500 e 4000 metros de altitude por onde floresceu por mais de dois milênios a cultura atacamenha. Daí surgiu a ideia do nome do evento.

O diretor executivo da Malen-Ko Produções Culturais acredita que os ganhos culturais serão para os dois países. “A experiência é bastante rica para os dois lados. Queremos aproveitar a estrada do Pacífico para estabelecer esse programa de integração sociocultural Atacamenha/Amazônica”.

Um dos objetivos do evento é possibilitar intercâmbio com o Chile. “Este evento vai proporcionar a rica troca de experiência e cultura. É um privilégio ter a possibilidade de vagas para professores e estudantes acreanos para intercâmbio numa faculdade chilena”, declarou a secretária de empreendedorismo e turismo, Eliane Sinhasique.

O Projeto Alma, que também será discutido no encontro, pretende convênio com o Estado do Acre para visitas de pesquisadores e estudantes no maior observatório astronômico do mundo, o Observatório Alma, localizado no Deserto do Atacama, no Chile.

Durante o evento será estabelecido um protocolo de intenções. A partir disso, o projeto que está sendo executado em parceria com a Ufac, com a Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre (Fephac), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a Embaixada do Chile e com a Prefeitura de San Pedro do Atacama, poderá ser concretizado.