Acre está entre os três Estados com avanço positivo na educação, segundo a ONU

Segundo estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização das Nações Unidas (ONU), o Acre é um dos três Estados brasileiros que obteve destaque positivo na área de educação.

Os dados do radar do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), que apresentaram os dados de desenvolvimento humano no Brasil, entre 2011 e 2014, foram divulgados esta semana.

Segundo a base de dados do radar IDHM, o Acre saltou de 0,612 para 0,673 na evolução de 2011 a 2014, na educação (Foto: Arquivo Secom)
Segundo a base de dados do radar IDHM, o Acre saltou de 0,612 para 0,673 na evolução de 2011 a 2014, na educação (Foto: Arquivo Secom)

De acordo com o Radar IDHM, 25 das 27 unidades da federação apresentaram tendências de avanços positivos do IDHM-Educação, mas os destaques principais foram para três Estados da Região Norte. As maiores tendências de aumento foram observadas no Acre (0,061), Amapá (0,082) e Amazonas (0,062).

Segundo a base de dados do radar IDHM, o Acre saltou de 0,612 para 0,673 na evolução de 2011 a 2014.

Os estudos abrangem a avaliação de proporções de crianças e jovens frequentando ou tendo completado os ciclos que indicam a situação da educação entre a população com idade escolar no Estado.

A avaliação, feita com base nos últimos cinco anos, demonstra que os investimentos prioritários do governo na Educação foram essenciais para a obtenção desses resultados, que colocam o Acre na linha de destaque na oferta da educação pública de qualidade no país.

Exemplo disso são também os resultados da última pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada este ano, a qual aponta o estado como o primeiro lugar da Região Norte no ensino fundamental I e II.

Fortalecimento das políticas públicas

acre-idhm-onu2016Segundo a diretora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEE), professora Rúbia Cavalcante, os números positivos são decorrentes de um trabalho realizado pelo governo do Estado, em parceria com as prefeituras e também com a comunidade, o que tem ampliado a oferta de vagas em diversos níveis de ensino.

“Além disso, temos como meta realizar o acompanhamento pedagógico de todo o trabalho que é realizado nas escolas, o que tem garantido ao Estado melhorar a qualidade da educação, ao mesmo tempo em que trabalhamos o fortalecimento da autonomia escolar”, explicou.

Diversos programas têm garantido colocar a educação do Acre em posição de destaque, entre os quais o Asas da Florestania, que chega aos lugares mais longínquos da zona rural, e também o Quero Ler, que vai alfabetizar mais de 50 mil pessoas até o fim de 2018.

O Pnud e o IDHM-Educação

O Pnud tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, o combate à pobreza e o crescimento do país nas áreas prioritárias, além de combater a desigualdade e auxiliar no desenvolvimento humano inclusivo e sustentável.

A base de dados completa do Radar IDHM e suas análises tem o objetivo de estimular o desenho e a implementação de políticas públicas que contribuam para gerar avanços na realidade social e econômica do Brasil, com redução das desigualdades socioespaciais e ampliação das oportunidades de inclusão social.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter