Acre é referência nacional na implantação de simuladores nas autoescolas

O Acre é o quinto estado brasileiro, e o primeiro da Região Norte, a utilizar em todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) os simuladores de direção veicular para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B.

Desde 2013 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vem trabalhando para que todos os condutores em formação tenham acesso às aulas práticas por meio de simuladores de direção.

Em 2015, a autarquia foi considerada modelo da Região Norte e o quinto estado brasileiro a utilizar o aparelho em todas as autoescolas.

A partir de janeiro de 2016 será obrigatório o uso do simulador em autoescolas de todo país (Foto: Andréia Nobre/Detran)
A partir de janeiro de 2016 será obrigatório o uso do simulador em autoescolas de todo o país (Foto: Andréia Nobre/Detran)

“Os simuladores de direção são fundamentais para o aprendizado do condutor. Prova disso é que, desde que foram implantados nos CFCs, o índice de reprovação dos aspirantes a motoristas reduziram 68%”, ressalta o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior.

Conforme a Resolução nº. 543 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), partir de 2016 o uso do equipamento será obrigatório para quem vai tirar a carteira de motorista. A partir do ano que vem, os processos de habilitação só poderão ser concluídos se o aluno fizer pelo menos cinco aulas.

“O simulador permite ao aluno testar várias situações de tráfego por meio de um dispositivo semelhante a um carro, como, por exemplo, situações de ofuscamento, neblina, direção em estradas, com chuva, neblina, além da simulação de um motorista que bebeu antes de dirigir”, explica o presidente do Sindicato das Autoescolas, Wallace de Souza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter