Acre é o primeiro estado a concluir Censo Escolar 2019

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), foi o primeiro a concluir o censo escolar deste ano e até esta segunda-feira, 29, também o único a realizar o levantamento de 100% das escolas.

De acordo com o chefe da Divisão de Monitoramento de Dados Escolares, Martins Rodrigues Casas, foram coletados os dados de 1.570 escolas, sendo 622 estaduais, 7 federais, 897 municipais e 44 escolas privadas. “Conseguimos realizar o censo em tempo recorde”, lembra.

Levantamento dos dados escolares foram concluídos em tempo recorde Foto: Stalin Melo

Agora, no mês de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará a filtragem dos dados coletados e, por todo o mês de setembro, o governo irá realizar as retificações dos números levantados, se houver necessidade. “Essas correções serão feitas apenas em setembro”, explica Martins.

O Censo é a maior pesquisa educacional do país realizada em todos os Estados da Federação. A partir dos dados coletados é realizada a liberação de recursos de diversos programas federais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Do censo realizado no ano passado, foram catalogadas 1.591 escolas, das quais 613 ligadas à rede estadual de ensino. Além disso, foram cadastrados mais de 303 mil alunos (das redes municipais, estadual e particular), sendo 168.614 sob a responsabilidade do Governo do Estado. Desde 2007, quando os dados são coletados online, o Acre sempre fecha 100% do levantamento das informações.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest