conquista

Acre é habilitado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Uma grande vitória para o agronegócio foi consolidada nesta quinta-feira, 29. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) habilitou o estado do Acre no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

A medida contemplará frigoríficos bovinos, suínos, aves e peixes, granjas de ovos, laticínios e charquearias, entre outros, que poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional, desde que estejam cadastrados e adequados à legislação vigente, sob auditoria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf-AC) e auditado pelo Mapa.

Acre foi habitado a participar do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Foto: Arquivo/Secom

A inclusão do Acre ao Sisbi-POA foi comemorada pelo governador Gladson Cameli. De acordo com gestor, esta é uma excelente oportunidade para gerar mais empregos e atrair novos investimentos ao estado.

“Essa é mais uma prova do nosso compromisso com o agronegócio. Queremos que as pequenas, médias e grandes empresas tenham a mesma oportunidade para crescer e, consequentemente, colaborar com o desenvolvimento do Acre”, frisou o governante.

Agronegócio avançou muito na gestão do governador Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom

José Francisco Thum, presidente do Idaf-AC, lembrou que essa conquista era aguardada há mais de duas décadas e que a medida vem para fortalecer a cadeia produtiva local.

“Já temos empresários interessados em exportar os produtos para outros estados, com a habilitação do Acre. Isso será possível dentro de, no máximo, três meses. Quem ganha são os nossos produtores, já que a demanda por matéria-prima aumentará, bem como geração de mais renda e arrecadação, sem contar a nossa expectativa de abrir mais de mil postos de trabalho”, declarou.