em Brasília

Acre é convidado a apresentar resultados do plano de ação de prevenção combinada e cuidado contínuo para HIV/IST

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), foi convidado a ir a Brasília, nos dias 9 e 10 de março, para apresentar os resultados positivos do plano de ação para o Fortalecimento da Capacidade Local em Prevenção Combinada e Cuidado Contínuo para HIV/IST no Acre.

Equipe técnica da Sesacre. Foto: Cedida

O evento reuniu representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS. A apresentação dos resultados visa garantir a continuidade do apoio da Opas ao Estado para a expansão e qualificação da oferta de prevenção combinada, cuidados, diagnóstico e tratamento para as infecções HIV, hepatites virais e sífilis.

De julho a dezembro de 2021 foram realizadas várias capacitações voltadas aos profissionais da saúde, abordando temas como: PEP, PrEP e autoteste, cuidado compartilhado de HIV e Hepatites Virais com Atenção Primária de Saúde e serviços especializados, diagnóstico e tratamento.

Chefe do Núcleo de ISTs HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis, Suilany Souza. Foto: Cedida

Segundo a Chefe do Núcleo de ISTs HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis, Suilany Souza, as ações foram de extrema relevância para o Estado e municípios, considerando que em 2020, em razão da pandemia, muitas das ações de extramuros, educacionais, e de testagem rápida foram prejudicadas.

“Considerando que o HIV, assim como as Hepatites virais, são infecções endêmicas em nosso Estado, com alto grau de transmissibilidade e na maioria das vezes silenciosas, estamos trabalhando para a reorganização da Rede de Assistência, com foco em expandir a oferta de ações de prevenção, qualificando a assistência para um atendimento integral e qualificado, com foco no cuidado compartilhado (Atenção Primária e Especializada) e descentralização do tratamento”, explicou Suilany Souza.