Acre apresenta baixo índice de homicídios na adolescência

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Rio de Janeiro (LAV-Uerj), aponta que o Acre está entre os seis estados brasileiros com menor índice de homicídios na adolescência.

O estudo foi produzido com base em dados de 2012. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) estima que mais de 42 mil adolescentes, de 12 a 18 anos, poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros de mais de 100 mil habitantes entre 2013 e 2019. Isso significa que, para cada grupo de mil pessoas com 12 anos completos em 2012, 3,32 correm o risco de serem assassinadas antes de atingirem os 19 anos de idade.

O ranking é liderado por Alagoas, com IHD de 8,82, Bahia (8,59), Ceará (7,74) e Espírito Santo (7,15), enquanto o Acre apresenta o índice de 1,22. Entre as capitais, os maiores índices estão em Fortaleza, com 9,92, seguida por Maceió (9,37), Salvador (8,32) e João Pessoa (6,49).

A capital acreana também apresentou IDH baixo de 1,22. Segundo o assessor Especial da Juventude, Weverton Matias, o Estado pretende efetivar políticas de enfretamento à violência. “O enfretamento ao genocídio de jovens acreanos já está previsto no nosso planejamento. De modo que também atuaremos de maneira preventiva dentro dos ambientes escolares”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter