Acre amplia diálogo com Embaixadas da Alemanha, Noruega e Reino Unido sobre projetos ambientais

Unindo-se aos demais estados da Amazônia Legal, o Governo do Acre esteve presente em reunião técnica com as Embaixadas da Alemanha, Noruega e Reino Unido, ocorrida na sexta-feira, 18, em Brasília, à convite do presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Waldez Góes.

A agenda girou em torno de discussões com os conselheiros do Consórcio e secretários de meio ambiente. O secretário de estado da Casa Civil, Ribamar Trindade, membro conselheiro, e o secretário de meio ambiente do Acre, Israel Milani, participaram do encontro para apresentação e encaminhamento dos projetos prioritários a serem debatidos em reunião prevista com os governadores e as Embaixadas da Alemanha, Noruega e Reino Unido para o início de novembro.

A agenda girou em torno de discussões com os conselheiros do Consórcio e secretários de meio ambiente Foto: Cedida

As pautas foram apresentadas ao embaixador da Alemanha, George Witschel; da Noruega, Nils Martin Gunneeng, e do representante do embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan.
O governador do Amapá, Waldez Góes, presidente do Consórcio, esteve presente na reunião, que teve por objetivo discutir as parceiras já existentes entres os países europeus e os estados da Amazônia Legal, além das oportunidades de desenvolvimento de trabalhos conjuntos na área do desenvolvimento sustentável e proteção da região.

O embaixador da Alemanha, Georg Witschel abriu a reunião discorrendo sobre agenda ambiental. O embaixador da Noruega Nils Martin Gunneng enfatizou a importância do diálogo com os governos para o sucesso das ações e dos projetos desenvolvidos em seus territórios, sempre em alinhamento com o governo federal.

Em sua fala, ele alertou sobre a necessidade dos estados implementarem os projetos já contratados e em andamento, demonstrando, assim, a capacidade de execução de tais propostas antes de tentar captar novos financiamentos.

A ministra-conselheira da Embaixada Britânica em Brasília, Liz Davidson, destacou a contribuição do Reino Unido com os projetos de conservação da Amazônia no Brasil, especialmente para implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável de baixas emissões. A ideia é intensificar o diálogo com os estados uma vez que o Reino Unido sediará a COP26.

A união dos estados da Amazônia foi destacada pelo presidente do Consórcio, Waldez Góes no que diz respeito aos propósitos e compromissos comuns, especialmente com o desmatamento ilegal zero, respeito às populações tradicionais e desenvolvimento econômico sustentável.

“O consórcio se consolidou, já realizou o seu planejamento estratégico e está reunido com todas as suas Câmaras Setoriais para elaboração e detalhamento de seus projetos. Isso demonstra que os estados da Amazônia Legal estão unidos para propor ações concretas e realizar projetos na região, com os parceiros internacionais, e alinhados com o governo federal”, disse Waldez.

O secretário de estado da Casa Civil, José Ribamar Trindada, avaliou a reunião como positiva, lembrando que durante o encontro o Acre foi destacado em apresentação feita pelos representantes do banco KfW como o pioneiro no desenvolvimento de políticas para incentivo aos serviços ambientais, com a criação do Sistema de Incentivos por Serviços Ambientais (SISA) e do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

Israel Milane, secretário de Meio Ambiente, comentou sobre o exemplo bem sucedido da implementação do programa REM, e disse que o encontro com os representantes das Embaixadas dará seguimento às políticas de cooperação em torno dos projetos de sustentabilidade do Acre uma vez que estão sendo discutidas prioridades e ajustes necessários para que as parcerias sejam mantidas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter