Ações do Outubro Rosa são encerradas com resultados positivos

Servidores e população participaram da corrida em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul (Foto: Cedida)
Servidores e população participaram da corrida em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul (Foto: Cedida)

Com caminhadas, corridas, palestras educativas, exames ginecológicos, preventivo de câncer de colo uterino (PCCU) e exames de mama, as unidades de saúde do município e o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), movimentaram a população de Rio Branco na campanha contra o câncer de mama.

“Finalizamos o mês de outubro com sentimento de missão cumprida, porém, não paramos por aí e vamos dar continuidade às ações orientando que as pacientes procurem o serviço de saúde e façam seus exames sistematicamente”, destaca Priscila Murad, gerente do Centro de Controle Oncológico do Acre.

Outras atividades também foram realizadas na Policlínica do Tucumã, com uma extensa programação de ações voltadas à prevenção do câncer de mama e colo de útero. Essa unidade foi local de palestras educativas, atendimento clínico e coleta de exames ginecológicos e mama.

Ações de apoio

Priscila Murad enfatiza ainda que a população foi importante para o sucesso da campanha, que além de participar das atividades também colaborou com doação de alimentos, recolhido durante a corrida que foi realizada no último sábado, 30, em alusão ao Outubro Rosa e o Novembro Azul.

“Foi muito gratificante fazer esse movimento. A procura das pacientes ao serviço foi além da rotina diária. Isso quer dizer que elas entenderam a mensagem e perceberam a importância do cuidado preventivo. A corrida também foi um sucesso. Não imaginávamos que teria um número tão grande de participantes”, enfatiza a gerente.

A corrida foi realizada pelo Cecon, em parceria com a Oncoclínica de Rio Branco, e arrecadou meia tonelada de alimentos, que serão doados a creches de Rio Branco.

As Secretarias Estaduais também realizaram atividades de apoio compartilhando informações e incentivando a prevenção do câncer de mama e a promoção da saúde.

No Juruá, Cruzeiro do Sul se destacou na promoção de ações voltadas para a conscientização e prevenção dessas doenças e encerrou suas atividades com uma caminhada no centro da cidade.

População de Cruzeiro do Sul participa da caminhada de encerramento das ações do Outubro Rosa (Foto: Cedida)
População de Cruzeiro do Sul participa da caminhada de encerramento das ações do Outubro Rosa (Foto: Cedida)