imunização

Ações do governo do Acre contribuem para acelerar processo de imunização contra Covid-19

Desde que foram detectados os primeiros casos de Covid-19 no Acre, toda a estrutura governamental, chefiada pelo governador Gladson Cameli, foi orientada para o enfrentamento e combate à doença. Foram diversas as medidas de segurança tomadas e os esforços empenhados para que o mínimo de vidas fossem perdidas, até que se tivesse um meio de frear o avanço da infecção em massa.

Primeira dose de vacina contra Covid-19 no estado foi aplicada em 18 de janeiro de 2021. Foto: Júnior Aguiar/Secom

Esse “freio” tão esperado por todos é a vacina contra a Covid-19, que teve a primeira dose aplicada no estado em 18 de janeiro de 2021. Nesta sexta, 18, a campanha de imunização completa cinco meses e o governo do Acre tem auxiliado os municípios nesse processo.

“Como sempre digo, nesta pandemia nosso maior objetivo é salvar vidas e as equipes da Saúde têm se empenhado na missão de imunizar toda a população do estado”, destaca o titular da Secretaria de Saúde (Sesacre), Alysson Bestene.

Além das ações voltadas exclusivamente para a campanha de vacinação, o cronograma do programa Saúde Itinerante também abraçou a causa.

Caravana da Vacinação

A Sesacre também deu início, em abril, à Caravana da Vacinação, em Acrelândia, estendendo-se a outros municípios. A ação foi para acelerar o processo de imunização, com as vacinas já disponíveis no calendário vacinal, além dos imunizantes contra a Covid-19 e influenza.

A ação foi para acelerar o processo de imunização. Foto: Odair Leal/Secom

As equipes foram compostas por membros das forças da Segurança e Salvamento, Sesacre e Secretaria Municipal de Saúde, com pelo menos 30 profissionais do Estado e 20 do Município, que realizaram um arrastão de casa em casa, para a vacinação de toda a comunidade.

Drive-thru do Arena da Floresta

Criado para garantir agilidade, acelerar a vacinação contra a Covid-19 e proporcionar maior conforto ao público prioritário, conforme a etapa da campanha, o primeiro drive-thru montado pelo governo do Acre, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue sendo um importante aliado no trabalho de imunização contra a Covid-19, em Rio Branco.

O primeiro drive-thru montado pelo governo do Acre, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue sendo um importante aliado no trabalho de imunização contra a Covid-19, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Secom

Com uma média de 200 a 250 atendimentos diários, o ponto de vacinação montado no estádio de futebol Arena Acreana, com o apoio da equipe do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Estado e a parceria com a Prefeitura de Rio Branco, está aberto de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Operação Gota

Com uma atuação participativa e colaborativa, o governo do Acre vem realizando diversas ações com o intuito de intensificar a vacinação contra a Covid-19 e também contra a influenza. Na segunda-feira, 14, teve início em Sena Madureira a campanha conhecida como Operação Gota.

O governo do Acre vem realizando diversas ações com o intuito de intensificar a vacinação contra a Covid-19. Foto: Cedida

A campanha se dá por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), com iniciativa do Ministério da Saúde (MS) e conta com apoio do Ministério da Defesa (MD), juntamente com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Mutirão de vacinas

O governo do Estado do Acre iniciou, às 8 horas desta quinta-feira, 17, um mutirão de vacinação contra a Covid-19, em frente ao Palácio Rio Branco, na capital, para todas as pessoas acima de 45 anos.

A ação especial tem como principal objetivo acelerar a vacinação contra Covid-19 no estado. Foto: Junior Aguiar/Secom

A ação especial tem como principal objetivo acelerar a vacinação contra Covid-19 no estado, alcançando de forma mais célere a imunização, reduzindo a transmissão e consequentemente a letalidade do vírus em toda a população.