Ações de prevenção e defesa social são realizadas no Centro da capital

Os atendimentos foram ofertados por equipes do Estado e do Município de Rio Branco (Foto: Jean Messias/PMAC)
Atendimentos foram ofertados por equipes do Estado e do município de Rio Branco (Foto: Jean Messias/PMAC)

Policiais do 1° Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), agentes das secretaria de Saúde e de Cidadania e Assistência Social de Rio Branco, com a equipe da Saúde Estadual, realizaram uma ação de prevenção e defesa social, nas proximidades do Terminal Urbano, no Centro da capital.

O trabalho visa elaborar estratégias que possam contribuir com a recuperação de saúde dessas pessoas, além de minimizar os problemas causados por pessoas que possuem dependência química e alcoólica.

“Sabemos que muitos problemas nessa região não são apenas casos de polícia, por isso estamos prestando apoio aos órgãos que são próprios de ação de assistência social e de saúde”, explicou o tenente-coronel Atahualpa Ribera, comandante do 1° BPM.

Foram realizados testes rápidos de HIV, hepatite, glicemia, aferição de pressão, além da distribuição de materiais educativos e também de preservativos.

A equipe também fez orientações sobre saúde, uso de álcool e outras drogas, entrevistas com moradores de rua, acompanhamento social e encaminhamentos para albergues.

“Hoje, também estamos buscando alguns pacientes que já começaram um tratamento, mas não estão mais tão assíduos”, disse Sanclé Souza, coordenador de equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter