Ações da Educação levam qualidade de ensino à Epitaciolândia

Um ano se passou, mas é possível ver as mudanças que a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), com o apoio dos núcleos, está realizando na educação no interior do estado. Em Epitaciolândia, desde o ano passado, ações importantes estão sendo desenvolvidas para melhorar a qualidade do ensino.

E uma das responsáveis por esse trabalho articulado com a SEE é a professora Rosimari Ferreira, coordenadora do núcleo. Ela conta que muitas ações já foram realizadas em 2019 e que em 2020 muito ainda será feito pelos estudantes. Reforma da escola Luiz Gonzaga, melhoria do transporte, fardamento e reforço da merenda já são uma realidade no município.

Quando assumiu a gestão do núcleo, um dos esforços realizados com o apoio da SEE foi a nucleação da escola rural Luiz Gonzaga da Rocha, localizada no km 9 da BR 317, sentido Rio Branco. Até aquele momento, informa, os alunos saíam 2h30, 3h, porque eles precisavam vir para a cidade para estudar.

Escola Luiz Gonzaga atende mais de 400 alunos da zona rural de Epitaciolândia Foto: Stalin Melo

E foi exatamente lá que o governo do Estado fez uma importante intervenção, realizando uma ampla reforma e construindo mais três salas de aula para que os alunos não precisem acordar tão cedo. “Os pais nos procuram para agradecer o que estamos fazendo”, conta.

E no que diz respeito à escola, que tem desde o ensino fundamental anos finais até o ensino médio, está prevista ainda a climatização e a construção de uma quadra para os alunos praticar as atividades esportivas. A coordenadora lembra que estudavam na escola 155 alunos, mas agora são mais de 400.

“Quando nós chegamos lá, essa escola era completo abandono, inclusive nem nos banheiros havia portas. Então, os pais não queriam deixar os filhos lá, porque havia problemas desde a questão da estrutura física até problemas pedagógicos a gente foi diminuindo, foi mudando. Então eu pedi a comunidade que nos desse um ano e agora graças a Deus a gente conseguiu resolver”, conta.

Professora Rosimari: “pedi apoio da comunidade e conseguimos resolver muitos problemas” Foto: Stalin Melo

E foi exatamente esse trabalho realizado no ano passado para a nucleação da escola que fez com que os alunos da zona rural não sofressem quaisquer prejuízos esse ano. “É que o ano letivo iniciou, na zona urbana, no dia 10 de fevereiro e os ramais ainda não ofereciam condições de trafegabilidade. Se tivesse que vir até a cidade, eles alunos perderiam quase 30 dias de aula, o que não foi o caso”, lembra a professora.

Belo Porvir

Na cidade há também uma importante escola que é referência para a Educação no município. Trata-se da Escola de Ensino Médio Belo Porvir. Lá, também desde o ano passado, alguns investimentos estão sendo realizados, como a reforma do auditório e a construção de um laboratório de ciências.

“É uma escola jovem que a gente percebia que precisava de uma atenção. Deu algum trabalho, em 2019 passou por reformas estruturais, sem falar também nos nossos professores, que tiveram um acompanhamento importante da equipe de ensino com formações e acompanhamentos”, frisou.

Transporte

Um investimento importante feito pelo governo do Estado na Educação em Epitaciolândia foi em relação ao transporte. A professora Rosimari Ferreira relata que quando assumiu a coordenação do núcleo, no início de 2019, os ônibus escolares, em sua maioria, estavam sucateados. “Acredito que essa era uma realidade em todo o Estado”, comentou.

Governo garantiu uma Van para atender os alunos com necessidades especiais Foto: Stalin Melo

Apenas um caminhão atendia os ramais de difícil acesso. Mas com ações voltadas para atender os alunos, foram adquiridos dois novos micro-ônibus e mais sete camionetes, que passaram a atender os ramais mais distantes. “Com isso, facilitamos o acesso para que os alunos não perdessem aula, pois em muitos trechos os ônibus não tem condições de entrar”, disse.

Não parou por aí. Por meio de um projeto, o núcleo conseguiu adquirir uma van para atender alunos com necessidade especiais. “Os pais dos alunos gostaram muito e fizeram questão de agradecer o governador Gladson Cameli por essa importante aquisição”.

Sede própria

Com sede própria, governo reduz gastos com aluguel Foto: Stalin Melo

Uma outra importante ação do núcleo foi a aquisição de uma sede própria. Até 2018, ele funcionava em um imóvel alugado. Agora, o antigo Centro de Florestania, que estava sob a tutela do município até o ano passado, está sendo completamente reformado para ser a sede da Educação no município.

“Era um espaço que estava abandonado e não estava sendo utilizado. Sem falar que sabemos a importância que é ter uma sede, porque tira um gasto de aluguel para o Estado. Queremos agradecer ao nosso governador Gladson Cameli e ao nosso secretário Mauro (Cruz) por essas mudanças e melhorias que são tão importantes para todos nós”, frisou a coordenadora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter