Ação social é promovida para moradores do Recanto dos Buritis

O Trio de Cordas da Ufac se apresentou para os moradores do local (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Trio de Cordas da Ufac se apresentou para os moradores do local (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Em uma parceria entre o governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Lazer (Setul) e de Esporte (SEE), e a Universidade Federal do Acre (Ufac), foi realizado no sábado, 10, o projeto piloto do Lazer na Comunidade, na Praça da Juventude do bairro Recanto dos Buritis.

A iniciativa levou atividades culturais, como apresentação de dança e do Trio de Cordas da universidade, além de recreação, com futebol e vôlei.

Os estudantes de Enfermagem ofereceram serviços de saúde (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Estudantes de Enfermagem ofereceram serviços de saúde (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Houve, ainda, serviços de saúde oferecidos pelos estudantes de Enfermagem da universidade, como aferição de pressão e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e contracepções.

“Esta é uma forma que a Ufac encontrou de sair de dentro dos seus muros e atuar fora dela. Podemos mostrar que temos potencial de realizar atividades que interessam à comunidade e que fazem a diferença, levando serviço e informações para essas pessoas que, muitas vezes, não as têm”, diz a coordenadora do curso, Suleima Pedroza.

Na fila para aferir a pressão, o morador do bairro Francisco Coelho destacou a importância do projeto para aquele local. “Não temos muitas atividades aqui, por isso, trazer algo assim, que agrega o público infantil ao adulto, é muito bom para nós”, afirmou.

Cooperação técnica

O evento deve ir, também, para outros bairros de Rio Branco e, quem sabe, para o interior do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Evento deve ir também para outros bairros de Rio Branco e, quem sabe, para o interior do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A execução do projeto se deu a partir de uma assinatura de cooperação técnica feita ainda no início de 2016. De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, o projeto do Lazer na Comunidade é apenas um dos que ainda serão executados por meio dessa parceria.

“O termo visa promover várias atividades nas áreas de lazer, estudos, economia do turismo e desporto, entre outros. Esse é um dos projetos que pensamos em conjunto e que deverá ser realizado ao longo de 2017 em outros bairros e, quem sabe, no interior do Acre”, ressalta.

Para as atividades, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac foi a articuladora e executadora. Segundo o responsável do setor, Carlos Paulo de Moraes, a união dos poderes governamental e federal ajudou na realização do evento.

“Nós já tínhamos a ideia de promover um evento do tipo, e aí o representante da Setul nos procurou com a proposta, que aceitamos. Isso é algo que o reitor Minoru [Kinpara] sempre nos incentivou, que é sair das estruturas da faculdade e fornecer atividades junto à comunidade”, contou.