Ação de desinfecção alcança áreas de grande circulação na capital

Iniciada há seis dias em Rio Branco, nesta quinta-feira, 2 , a ação de desinfecção alcançou todas áreas de grande circulação de pessoas na capital do Acre. O governador Gladson Cameli acompanhou de perto e orientou todo o trabalho realizado pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e Corpo de Bombeiros.

Foram desinfetadas áreas externas dos principais centros comerciais, mercados públicos, hospitais, UPAs, postos de saúde e estacionamentos de supermercados. Para a operação, foram utilizados 3 caminhões-pipa, 180 mil litros de água e 2.200 quilos de cloro.

A ação envolveu cerca de 40 pessoas, entre gestores e técnicos das áreas administrativa e operacional do Depasa, oficias e soldados bombeiros e  contou com a supervisão de um engenheiro químico e de um engenheiro de segurança do trabalho. Os trabalhadores receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e orientações para executar o serviço com segurança.

Operação utilizou até agora 180 mil litros de água e mais de 2 mil quilos de cloro Fotos: Marcos Vicentti/Secom

O diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca, destacou a importância do trabalho em equipe. “ Vocês contribuem por demais com o combate ao coronavírus. Estão fazendo história! Agradeço a cada amigo empenhado na tarefa de planejar e executar a operação. Foi uma  semana de trabalho que parece meses, de tantas coisas que já aconteceram. E essa garra de toda equipe e diretoria só nos motiva a fazer ainda mais”, disse Tião Fonseca ao agradecer o empenho da equipe do Depasa e o apoio do Corpo de Bombeiros para a operação.

O novo coronavírus, causador da Covid-19, pode permanecer por horas e até dias na superfície, dependendo do tipo de material. A limpeza de objetos e superfícies, seguida de desinfecção, são medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19 e outras doenças virais em ambientes comunitários.

No Acre a desinfecção dos espaços públicos segue Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) de recomendações e alerta sobre procedimentos de desinfecção em locais públicos realizados durante a pandemia da Covid-19.

As medidas visam principalmente a prevenção dos riscos à saúde humana, especialmente no que se refere aos trabalhos envolvidos nos procedimentos de combate à Covid-19 e da população em geral provavelmente exposta.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter