Abertura do Viver Ciência Juruá reúne comunidade, estudantes e autoridades da área de educação

2
A primeira edição da mostra Viver Ciência Juruá é realizada no campus do Ifac em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito/Secom)

Antes das 8 horas desta terça-feira, 29, o campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) em Cruzeiro do Sul já estava com uma grande movimentação. Estudantes das redes pública e particular, da região do Vale do Juruá, aguardavam ansiosos o momento de abertura do maior evento científico da educação básica do Acre, a Mostra Viver Ciência.

Janete Conceição, de 12 anos, aluna da Escola Estadual Rego Barros, contou que aguardou ansiosa o início do evento. “Eu acompanhei as notícias sobre a feira e hoje cheguei cedo na escola pra pegar o transporte pra finalmente conhecer os espaços e visitar as exposições. Achei o máximo as experiências passadas pelos colegas das outras escolas no campo da física”, disse.

A Viver Ciência é uma ação do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com o objetivo de valorizar as ações de pesquisas e inovações do ensino público acreano.

A mostra, que chega pela primeira vez na região do Vale do Juruá, reuniu cerca de 300 pessoas na abertura.

No ato oficial de lançamento da feira o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, falou sobre a emoção de realizar o evento na região do Juruá. “Todas as ações de governo são realizadas de forma diferente. O povo cruzeirense participa e acredita nas coisas, faz as coisas acontecerem.  Com esta mostra estamos buscamos transformações no modo de ensinar e aprender. A feira no Juruá significa expandir as ações de valorização do ensino para todo o Estado”, comentou o gestor.

A feira conta com o apoio de 27 instituições engajados com a melhoria do ensino público acreano, entre elas o Ifac, que cedeu o espaço. Uma parceria importante, segundo a reitora da instituição, Rosana Cavalcante.

“Sediar um evento como esse no campus do Ifac no Juruá é uma honra. Primeiro porque acompanhamos as edições realizadas em Rio Branco, e agora trazer a comunidade para dentro do Ifac para um evento que populariza a ciência é fantástico. É a grande oportunidade de a sociedade do Juruá conhecer as instituições de pesquisa e extensão da região. Esta é uma feira para conhecermos o que é produzido no Acre”, disse a reitora.

Entre as atividades, estão confirmadas a apresentação de 20 projetos científicos, 24 oficinas e 38 atividades artísticas no palco cultural. Além de minicursos, edições do papo jovem, experimentos de ciência do cotidiano, palestras, exposição científica e demonstração de robótica educacional.

O planetário da SEE está instalado dentro do campus do Ifac para observação astronômica. A feira é aberta para toda a comunidade e se encerra na próxima terça-feira, 30, às 17h30.

Viver Ciência no Acre

A Viver Ciência ocorre desde 2015 em Rio Branco e já faz parte do calendário escolar acreano.

Realizada no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), a primeira edição contou com um público de 12 mil pessoas. Já este ano foram 25 mil pessoas e 120 trabalhos inscritos. Para a edição de Cruzeiro do Sul, a expectativa é que seis mil passem pelo espaço.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter