Igualdade Racial

Abertura da 5ª Quinzena da Mulher Negra é realizada na Baixada do Sol

A 5ª Quinzena da Mulher Negra começou no último dia 15 e vai até 31 deste mês, em Rio Branco (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com a intenção de fortalecer a identidade e as organizações das mulheres negras, foi aberta na tarde desta terça-feira, 18, na Praça da Semsur, na Baixada do Sol, a 5ª Quinzena da Mulher Negra, que está sendo realizada em Rio Branco, de 15 a 31 deste mês.

O evento é promovido pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Rio Branco e entidades ligadas à luta pela igualdade racial. Junto com a abertura também foi realizada a Caravana da Igualdade Racial que proporciona a população o conhecimento das políticas de promoção da igualdade racial.

A chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Almerinda Cunha, informou que a Caravana já passou pelo bairro São Francisco e o próximo bairro será o Seis de Agosto. “De que adianta ter políticas se a população não conhece. Então o nosso dever enquanto gestores de políticas de igualdade racial é levar esse debate para frente”, declarou.

A proposta da quinzena é intensificar o diálogo sobre o enfrentamento ao racismo, sobre a vulnerabilidade socioeconômica da mulher negra e os demais temas que são empecilhos à igualdade racial.

Programação inclui rodas de conversa, palestras, mostras de vídeo e atividades culturais (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Queremos ser portadores de uma mensagem na qual as pessoas possam viver de modo humanizado, respeitadas, com dignidade, independentemente de qualquer coisa”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão.

A programação da 5ª Quinzena da Mulher Negra inclui rodas de conversa, palestras, mostras de vídeo e atividades culturais. “Para nós é uma satisfação realizar a quinta edição, serão quinze dias de ativismo, de seminários, de encontros, de oficinas realizadas para da visibilidade à população negra, em especial a mulher negra”, frisou a secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial, Elza Lopes.