fortalecimento

“A Segurança Pública viverá um novo momento”, afirma Gladson Cameli durante promoção de militares

Um dos maiores desafios de sua gestão, o governador Gladson Cameli tem somado incansáveis esforços para investir no fortalecimento e modernização da Segurança Pública do Acre. Durante solenidade de promoção de praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizada na noite desta quarta-feira, 15, o chefe do Executivo deixou claro que o 2020 será marcado como o início de um novo tempo de paz e prosperidade.

Sempre otimista, Gladson vislumbra um Estado que possui todas as condições favoráveis para o franco desenvolvimento econômico e social. Em praticamente todos os eventos que participa, Cameli afirma estar amando a experiência de ser governador e tem aproveitado ao máximo o cargo conquistado democraticamente para trabalhar a favor da população.

Governador Gladson Cameli enfatizou que Segurança Pública do Acre viverá um novo momento a partir de 2020 Foto: Diego Gurgel/Secom

“Podem ter a certeza que o que vem pela frente é paz, é harmonia, é determinação, geração de emprego e a história será outra. Acabou esse negócio que não dá para fazer e colocar a culpa nos outros. O verão está chegando, vamos iniciar nossas obras e gerar muitos empregos e isso será muito importante para reduzir a violência”, pontuou.

Mesmo diante de um cenário caótico deixado pela antiga gestão, o novo governo do Acre liderado por Gladson, conseguiu reorganizar e dar um novo direcionamento para a Segurança Pública. Viaturas antes paradas por falta de combustível retornaram a patrulhar as ruas, policiais desanimados e sem fardamento voltaram a ter orgulho de uma das profissões mais respeitadas e admiradas pela sociedade.

Gladson não tem medidos esforços para buscar os investimentos que a Segurança Pública necessita Foto: Diego Gurgel/Secom

O esforço foi recompensado ao longo de 2019. Novas 127 viaturas foram entregues para as forças policiais, mais de 500 aprovados nos concursos das polícia Civil e Militar, que aguardavam convocação desde 2017 foram chamados, promoções foram realizadas e recursos que estavam praticamente perdidos foram recuperados graças ao empenho da equipe de governo.

Diante deste cenário extremamente positivo, o governador Gladson Cameli não tem dúvidas de que a Segurança Pública viverá um novo momento de sua história a partir deste ano. E este tempo já começou. Na última semana, o governo fez a maior entrega de equipamentos de informática da história das forças policiais.

Governador durante solenidade de promoção de praças e oficiais da polícia Militar e Corpo de Bombeiros Foto: Diego Gurgel/Secom

“Não aceitamos em nosso governo a desculpa de que não é possível fazer isso ou aquilo por causa da burocracia. Quero deixar bem claro que esse tempo acabou porque o Acre está acima de todas essas questões que querem nos travar a qualquer custo. Quanto àqueles que nos criticam na área de Segurança Pública, basta lembrar como estava o nosso Estado no fim de 2018 e fazer uma comparação com os números do fim de 2019. Conseguimos melhorar e muito os nossos índices, mas tenho a plena consciência de que é preciso avançar ainda mais e, no que depender de mim, nós vamos vencer essa guerra”, completou o governador.

Governo promove 287 praças e oficiais na polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Mostrando compromisso e cumprindo a promessa de valorização dos servidores públicos estaduais, a promoção de 287 militares dentro do prazo estabelecido pela legislação é mais uma prova da seriedade do atual governo com a Segurança Pública.

Desta vez, 209 soldados da PMAC foram promovidos ao posto de cabo após concluírem o curso de formação de 384 horas iniciado em agosto do ano passado e concluído este mês. Também foram agraciados 16 novos subtenentes; 16 primeiros-sargentos; 19 segundos-sargentos; 4 majores; 6 capitães e 9 primeiros-tenentes. Já no Corpo de Bombeiros foram nomeados 5 segundos-tenentes e outros 3 primeiros-tenentes.

Governo fez a promoção de 287 militares nesta quarta, 15 Foto: Diego Gurgel/Secom

Entre os promovidos está o agora cabo Derineudo Souza. Militar há pouco mais de seis anos, o policial comemorou mais esta conquista galgada dentro da instituição. “Essa promoção significa mais uma conquista em nossa carreira militar e nos certifica de fato que estamos preparados para assumir novas responsabilidades e com isso representar da melhor forma a polícia Militar perante a sociedade acreana. Tenho muito a agradecer a Deus por este momento e também o apoio da minha família”, declarou.

Junto com familiares e autoridades, policial militar Derineudo Souza comemora promoção ao posto de cabo Foto: Diego Gurgel/Secom

Na oportunidade, forem feitas homenagens aos policiais que mais se destacaram nas operações e ocorrências atendidas pela PMAC no ano anterior. Também foram concedidas as medalhas Luiz Galvez, Plácido de Castro e coronel Fontenelle de Castro para personalidades que desempenharam papel fundamental na promoção, apoio e defesa da corporação militar. Entre os condecorados, estavam integrantes das forças armadas da Bolívia.

“Tivemos um momento para homenagear os nossos policiais militares que têm dado o seu sangue e o seu suor no dia a dia. Esses guerreiros têm tido muito trabalho nesse combate à criminalidade que não é fácil e tivemos a homenagem para os destaques operacionais 2019 e a promoção dos policiais que faziam jus a esse direito”, pontuou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ulysses Araújo.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, fez questão de agradecer o governador Gladson Cameli pelo cumprimento do prazo estabelecido para as promoções. “As minhas palavras são de agradecimento por este momento importante na carreiras de todos estes militares que aqui estão e também pelos avanços e conquistas que o governo proporcionou ao Corpo de Bombeiros durante 2019 e no início deste ano”, frisou.