A arte e a cultura do povo Yawanawa no São Paulo Fashion Week

O encontro foi sobre a participação dos yawanawa no São Paulo Fashion Week (Foto: Juan Diaz)
Encontro foi sobre a participação dos yawanawa no São Paulo Fashion Week (Foto: Juan Diaz)

A titular da Secretaria de Estado de Turismo Rachel Moreira recebeu a visita de indígenas yawanawas, liderados pela cacique Mariazinha Yawanawa, os pajé Matsini Vena e Hushahu Yawanawa, nesta quinta, 9. O encontro foi para falar sobre a participação do grupo no São Paulo Fashion Week (SPFW), o maior evento de moda do Brasil, e contou com a presença de Zezinho Yube, assessor especial dos Povos Indígenas do governo do Estado.

A arte e a cultura do povo Yawanawa, da Aldeia Mutum, em Tarauacá, no Acre, aporta nas passarelas do SPFW, a convite da marca Cavalera, que fechou contrato para uso dos desenhos da pajé Hushahu Yawanawa na nova coleção da grife, que será lançada, no dia 13, segunda-feira.

O mostruário é composto por 40 peças, entre pulseiras, colares, tiaras e outros adornos que trazem a força da floresta e são inspiradas nos traços da borboleta e da jiboia. O uso dos desenhos pela grife Cavalera foi autorizado pela Associação Sociocultural Yawanawa.

“São desenhos sagrados. A espiritualidade abre uma porta de um mundo encantado. O desenvolvimento das pinturas é olhar pra floresta e ver o mundo abrir de uma forma que traz a expressão da água, das plantas medicinais, da terra e como ela traz a vida”, explicou Hushahu Yawanawa.

A secretária Rachel Moreira, falou da política do governo do Estado, de fomentar o turismo nas aldeias indígenas no Acre. “Foi na visita que o Alberto Hiar, diretor de criação e dono da Cavalera, Helga Fuchs, assessora de comunicação, e o estilista e designer, David Pollak, que nasceu essa rica parceria, que teve a Manaiim Turismo, como a grande incentivadora. Nosso papel é fomentar e divulgar a cultura indígena com sua rica diversidade”, disse Rachel.

Além das peças, os indígenas também participam do desfile com uma apresentação de ‘mariri’, dança espiritual e com seus cantos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter