Professores podem fazer curso gratuito em Educação Midiática

O Instituto Palavra Aberta, juntamente com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, desenvolveram o curso ‘Educação Midiática e a BNCC’, na modalidade de Educação a Distância (EaD) voltado para professores da rede pública e privada de todo o Brasil. O objetivo é ampliar reflexões a respeito do campo de atuação jornalístico-midiático, tema esse que faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, validada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017.

Assim, os docentes estarão melhor capacitados em relação ao assunto, pois o curso possibilita a ampliação do letramento midiático por meio de análise, produção, circulação e redistribuição de informação e de opinião na era digital.

A formação, que teve apoio do Google para seu desenvolvimento, tem o intuito de fazer com o que o professor reflita a respeito do planejamento e da coordenação de situações de ensino-aprendizagem, junto aos seus respectivos alunos, que envolva o trato ético e crítico com a informação e opinião nos tempos e espaços escolares, como demanda a BNCC.

O curso é gratuito e inteiramente online, dando ao professor a liberdade de melhor adaptar os estudos à sua rotina. São quatro módulos temáticos: comunicação como direito; campo jornalístico-midiático; produção e circulação de informação na era digital e comunicação de marcas e novos formatos de marketing.

O curso é destinado aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, mas também podem se inscrever professores da educação básica de todas as disciplinas, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais. As inscrições já estão abertas e para ter acesso ao curso basta se cadastrar clicando no link.

Sobre o Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamentos e opiniões. A partir de pesquisas, estudos, seminários e campanhas, busca promover a liberdade de expressão, de imprensa e de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.

Sobre a Fundação Vanzolini

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em 31 de março de 1967, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A sua área de Gestão de Tecnologias em Educação (GTE) desenvolve e gerencia soluções inovadoras para programas educacionais, colocando a tecnologia a serviço do ensino e aprendizado efetivos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter