3º Observatório Fora do Eixo acontece nessa quinta-feira

Evento vem para discutir e apresentar maneiras de realização da formalização de coletivos culturais

 

4306465319_c7c26e25a4_b.jpg

Em 2005, foi criada uma rede de trabalhos de forma exclusivamente online a fim de estimular a circulação de bandas, tecnologia e produção de produtos. Essa rede, espalhada por todo o Brasil em mais de 40 coletivos de cultura é chamada de Circuito Fora do Eixo, um esquema de trabalho colaborativo e de trocas de experiências a fim de fortalecer esses coletivos e estimular sua produção e contribuição cultural. Por isso, nessa quinta-feira, 28, acontece a 3ª edição do Observatório Fora do Eixo, a partir das 18 horas, no auditório do Sebrae Centro.

 O 3º Observatório Fora do Eixo vem com o tema Formalização de Coletivos, objetivando orientar a estruturação dos coletivos culturais que fazem parte da rede implementando uma moeda social, coletando trabalhos desenvolvidos pelo Circuito, estimulando a troca de tecnologias sociais e promovendo mais uma frente gestora em seu circuito. Todo o observatório será transmitido para os outros coletivos no Brasil de forma online, em tempo real, que pode ser acessado por qualquer um através do endereço http://observatorioforadoeixo.wordpress.com/.

Durante o evento, os participantes serão divididos em dois grupos, um grupo de discussão e um grupo de trabalho. Os grupos de discussão tratarão dos temas de cunho jurídico, conceitos e teorias que envolvam a formalização e estruturação dos coletivos e modelos de organização. Já os grupos de trabalho abordarão soluções e sugestões para a Sustentabilidade, com base na coleta dos dados das ações dos coletivos, tanto para a rede como suas próprias.

O Observatório será mediado por membros do próprio Circuito. Além das exposições, acontecem discussões através do MSN do Fora Eixo com seus membros de todo o Brasil que estarão acompanhando através da internet. Emerson Costa Gomes , consultor do Sebrae por meio do Projeto Cultura Acreana, apresentará uma palestra sobre as diferentes naturezas jurídicas (Cooperativas, Associações, Fundações, Oscip’s, Micro empresas, etc).

O Observatório Fora do Eixo acontece junto com o Grito Rock 2010, maior festival em conjunto da América Latina que rola em mais de 70 cidades no Brasil. Em Rio Branco, o festival será nos dias 29 e 30 de janeiro, com 15 bandas, na Sede Social do Clube do Rio Branco, no centro da capital, sempre a partir das 18 horas, sendo que até as 20 horas a entrada é gratuita, depois o ingresso inteiro sai pelo valor de R$ 10 e a meia e lista amiga por R$ 5.

Para conhecer melhor o Circuito Fora do Eixo, acesse o site www.foradoexo.org.br

Para mais informações sobre o Grito Acreano 2010 acesse http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11608&Itemid=270

Com informações do Sebrae e Coletivo Catraia

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter