Programa de governo vai garantir compra da produção rural e distribuição de alimentos para famílias vulneráveis

O programa de subvenção de compras emergenciais de alimentos, que começou a ser construído pelo Governo Estado no início da pandemia, foi efetivado nesta sexta-feira, 18, com a assinatura dos convênios entre a Secretaria de Produção (Sepa) e associações de produtores rurai como instrumento legal que vai garantir a compra da produção rural, com investimento de R$ 6 milhões e distribuição de alimentos para famílias carentes.

Programa de subvenção de compras emergenciais de alimentos, que começou a ser construído pelo Governo Estado no início da pandemia, foi efetivado nesta sexta-feira, 18 Foto: Pedro Devani/Secom.

A subvenção para compras de alimentos, na prática, consiste em adquirir os produtos de forma emergencial, direto do produtor rural, através das associações e cooperativas, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA).

Representantes de associações e cooperativas de produtores rurais que participaram da assinatura dos convênios ponderaram que, apesar da crise mundial em saúde pública provocada pela Covid-19, estão vivendo um momento histórico na agricultura familiar, com um investimento grandioso.

A produtora rural Maria de Fátima Pedroza Maciel, do Assentamento Baixa Verde, agradeceu ao governo por proporcionar esse momento com assinatura do convênio, trazendo a esperança e a garantia de ter seus produtos comprados nesse momento de tanta dificuldade para comercializar a produção.

A produtora rural Maria de Fátima Pedroza Maciel, do Assentamento Baixa Verde, agradeceu ao governo por proporcionar esse momento com assinatura do convênio Foto: Pedro Devani/Secom.

“Eu, que moro em Projeto de Assentamento, sou produtora rural, criei meus filhos na zona rural, sei que todos nós que vivemos da agricultura familiar, é o que gostamos de fazer, é o que sabemos fazer, sei o peso que uma ação de governo como essa tem”, reconheceu a produtora rural.

O secretário da Sepa, Edivan Azevedo lembrou que para diminuir os efeitos da crise, o governo montou o programa de subvenção de alimentos, como forma de atacar de frente os estragos causados pela pandemia, pois a estratégia é adquirir, de forma emergencial, direto do produtor rural. Além disso, incrementar a economia com investimento em torno de R$ 6 milhões em produtos para serem destinados a quem mais precisa nesse momento, que são as pessoas que vivem em vulnerabilidade social.

Secretário da Sepa, Edivan Maciel (a direita) reconhece a importância do convênio para os produtores Foto: Pedro Devani/Secom.

“Para nós, da Sepa, é uma honra estar concretizando um trabalho que já vem sendo construído desde o início da pandemia. Um avanço, um desafio grande que estamos dando a resposta”, concluiu Azevedo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter