Governador anuncia convocação dos aprovados na Polícia Civil

Cumprindo a promessa de campanha, o governador Gladson Cameli anunciou na tarde desta segunda-feira, 21, a convocação dos aprovados no último concurso público para Polícia Civil do Estado do Acre. O anúncio aconteceu no auditório da instituição com a presença de uma comissão dos alunos formados pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), além de autoridades do órgão.

202 novos policiais serão convocados para compor o quadro efetivo da Polícia Civil Foto: Diego Gurgel

No total, serão 202 convocados dos quais 29 ocuparão as vagas de delegados, 22 escrivães, 131 agentes de polícia e 20 auxiliares de necropsia. Os profissionais fazem parte da turma de 2017 e já concluíram a Acadepol. Desta forma, estão aptos a ingressarem nos cargos de carreira da Polícia Civil. De acordo com o governador, a nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado até o mês de novembro deste ano.

Na ocasião, o delegado geral de Polícia Civil, Josemar Portes, afirmou que a instituição se sente bastante respeitada, pois ao longo de quase dois meses de sua gestão, testemunhou os esforços que foram realizados. “O fato é que, se precisamos de uma polícia ostensiva forte, preventiva, não menos verdade é que necessitamos de uma polícia investigativa, uma Polícia Civil tão forte quanto”, disse.

Governador Gladson Cameli declarou que sua preocupação é em cumprir com os compromissos firmados Foto: Diego Gurgel

Ele também declarou que o ato é o reconhecimento, por parte do governador do estado, da necessidade de uma Polícia Civil cada vez mais empoderada com recursos humanos e tecnológicos. “É um compromisso do governador não só com a Polícia Civil, não só com os formados, mas com a própria sociedade do estado do Acre, que clama por uma segurança pública cada vez mais rápida”, afirmou.

O secretário-adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Maurício Pinheiro, destacou que a convocação dos novos policiais fortalece não só a Polícia civil, mas sim a Segurança Pública de todo o estado. “A polícia é a última barreira entre a sociedade civilizada e a barbárie. A nossa responsabilidade é manter uma sociedade íntegra, coesa e livre dos malefícios da criminalidade”, ressaltou.

“Esse é o meu sonho”, disse o governador em sua fala. Ele destacou que não está preocupado com política, mas em cumprir com os compromissos firmados. “Isso aqui é uma questão de necessidade para o estado. Eu preciso de efetivo, preciso que nossas polícias estejam fortalecidas e com esse efetivo preparado para que possamos fazer valer um direito que está na constituição, que é o direito de ir e vir” destacou.

“Temos problemas que só vamos conseguir amenizar reestruturando toda a área de segurança e aqui nós estamos vencendo, esse é um passo. Mesmo com a crise, nós estamos fazendo todo um realinhamento para que possamos honrar a nossa palavra”, finalizou o chefe do Executivo.

Gratidão

Para o futuro agente de polícia civil Aslan Menezes este é um momento de muita gratidão e de alegria. “Isso não só pela minha família e pelos meus colegas, mas também pela sociedade que vai ganhar muito nesse momento. Nós estamos vindo para ajudar a trazer normalidade e combater a criminalidade”, afirmou emocionado.

Futura auxiliar de necropsia, Shaiane Alexandra Rodrigues Foto: Diego Gurgel

Uma das mulheres que aguardam a convocação, a futura auxiliar de necropsia Shaiane Alexandra Rodrigues, também declarou sua felicidade. “Eu nasci nesse estado, estudei sempre em escola pública e eu vejo a competência de todas as mulheres que fizeram a Acadepol. Estou muito feliz em representar todas aqui neste momento”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter